Artigos Científicos
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Navegando Artigos Científicos por Autor "MOTA, Josie Pereira da"
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- ItemGrupo de mulheres "Maria Bonita": fortalecendo vítimas de violência em um CAPS na Amazônia(2018) MOTA, Josie Pereira daO grupo de mulheres "Maria Bonita" acontece no CAPS Renascer em Belém-Pa., Amazônia, e tem como objetivo promover o fortalecimento emocional de mulheres vítimas de violência doméstica e que também são usuárias do serviço de saúde mental. O grupo é coordenado por uma psicóloga e conta atualmente com 10 usuárias. As estratégias utilizadas para alcançar os objetivos propostos são o favorecimento da expressão de sentimentos, idéias e afetos através de dinâmicas de grupos, da abordagem de temas diversos de interesses das mulheres e a realização de encaminhamentos para rede de acordo com as necessidades das usuárias. O grupo ocorre semanalmente, com a duração de 1h e 30 minutos. De acordo com as reflexões das usuárias que participam, da alta adesão percebida e das reflexões da profissional de saúde responsável, o Grupo de Mulheres "Maria Bonita" tem atingido seus objetivos e ajudado a promover saúde no sentido da integridade buscada pelo Sistema Único de Saúde.
- ItemPesquisa de satisfação do usuário do SUS e o estágio em psicologia no núcleo de qualidade e segurança do paciente(2025) MOTA, Josie Pereira da; CUNHA, Katiane da CostaAtualmente, as pesquisas de satisfação de usuários podem ser consideradas como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, proporcionando a estes maior autonomia na promoção de sua saúde. Definida sua obrigatoriedade nos Serviços Públicos pela lei 13.460 de 26 de Junho de 2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, as Pesquisas de Satisfação, se realizadas e utilizadas corretamente podem servir como um instrumento de auxílio a Gestão no sentido de gerar melhorias a partir da escuta ativa dos usuários do SUS, promovendo sua autonomia e atendendo a legislações como a Política Nacional de Humanização. Para o presente trabalho foi realizado um relato de experiência com objetivo de entender de que forma a entrada da psicologia no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital de Ensino da Amazônia referência em Cardiologia, Nefrologia em Psiquiatria e o estágio supervisionado em Psicologia, promoveram autonomia dos usuários do SUS por meio da realização das Pesquisas de Satisfação é um sucesso nos setores em que já foi implantada (todas as unidades de internação do hospital), obtendo resultados positivos quanto a média do índice de satisfação geral, que é de 92,42%, sendo que as áreas mais bem avaliadas são as áreas assistenciais, e os pontos apontados como necessidade de melhoria aspectos relacionados a estrutura física, como reformas nos banheiros e manutenção predial. Vale ressaltar que os resultados da pesquisa corroboraram a intenção da Alta Gestão de realizar obras no hospital a partir dos pontos destacados pelos sujeitos participantes da pesquisa. Quanto a inserção da psicologia e do estágio em psicologia no NQSP da FHCGV a Pesquisa de Satisfação é uma prova que o trabalho em equipe multidisciplinar pode favorecer a Cultura de Segurança e de Qualidade nas instituições hospitalares.
- ItemSegurança do paciente no ensino de psiquiatria na Amazônia: revisão de escopo(2025) MOTA, Josie Pereira da; CUNHA, Katiane da CostaEste estudo objetivou analisar a influência dos protocolos de segurança do paciente no ensino nas residências em psiquiatria e saúde mental na Amazônia brasileira. Revisão de escopo com buscas nos repositórios de dados Biblioteca Virtual em Saúde, MEDLINE/PubMed e Google Acadêmico, por meio dos descritores: Protocolos, Segurança do paciente, Psiquiatria e Saúde Mental. Foram selecionados 20 artigos completos, gratuitos, que contemplaram o objetivo e questôes de pesquisa, publicados entre janeiro de 2019 e junho de 2025, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os critérios de exclusão foram artigos repetidos, publicações incompletas, pagos, outros tipos de documentos e estudo que não responderam às questões da pesquisa. Os resultados foram categorizados em : 1) Implementação de protocolos e ferramentas inovadoras; 2) Estudos de intervenção e suas eficácias; 3) Educação e segurança no ambiente psiquiátrico. Conclui-se que a integração de práticas como análise de falhas, listas de verificação, reuniões de segurança e estratégias educacionais, além do uso de tecnologias e protocolos específicos, tem se mostrado eficaz na redução de eventos adversos e no fortalecimento da cultura de segurança no ensino da psiquiatria.