Repositório Digital
Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
- O Repositório Digital tem como finalidade reunir de forma organizada e de fácil acesso o conjunto da produção científica desenvolvida na FHCGV, possibilitando o acesso aberto e a difusão do conhecimento das áreas de atuação do Hospital.

Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
Anais de Eventos Artigos Científicos Monografias Biblioteca Digital de Monografias (BDM)Produção Científica de Servidores
Submissões Recentes
Item
Portas abertas à formação: casos clínicos e relatos de experiências em saúde
(2025) GUTERRES, Aldair da Silva; et al
Este livro pretende gerar impacto ao reunir conhecimentos e experiências que dialogam com a teoria, fortalecendo a compreensão de que a prática clínica, quando registrada e discutida, amplia horizontes e promove avanços em diferentes áreas. a construção coletiva deste material, por meio da interação, reforça a importância de unir ciência, prática e vivência em prol da qualificação do cuidado. Assim, conclui-se que a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, para além de ser um espaço de atuação multiprofissional, é uma porta aberta para a formação, o aprendizado contínuo e a construção de trajetórias que transformam vidas por meio de trocas de saberes. Este livro é fruto desse movimento, e ao mesmo tempo, um convite para que mais pessoas se somem a esse processo de aprender e ensinar, em permanente diálogo entre teoria e prática.
Item
Educação permanente: perfil e necessidades da equipe de enfermagem de uma clínica psiquiátrica de um hospital do estado do Pará
(2025) LUZ, Karla da Costa Martins da; et al
Descrever o perfil sociodemográfico e as necessidade de aprendizagem da equipe de enfermagem que atua em uma Clínica Psiquiátrica. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa, realizada na Clínica Psiquiátrica de um Hospital do estado do Pará, com 15 profissionais da equipe de enfermagem. Foi aplicado um questionário com 16 questões fechadas e os resultados submetidos a estatística-descritiva. Resultados: A equipe de enfermagem é composta por profissionais em sua maioria do sexo masculino, na faixa etária entre 41 a 50 anos e com experiência profissional de aproximadamente 17anos. Quanto as necessidades de aprendizagem, identificou-se o conhecimento incipiente sobre condutas durante a parada cardiorrespiratória, anotações e evoluções de enfermagem, funções psíquicas, fármacos na psiquiatria, uso indevido de adornos, abordagem do paciente em agitação psicomotora, uso do checklist para prescrição ou administração de medicamentos, contenção mecânica e relacionamento interpessoal, respectivamente. Conclusão: Os resultados e produtos apresentados possibilitam transformar as práticas assistenciais ao evidenciar o perfil e as necessidades de aprendizagem da equipe de enfermagem, possibilitando qualificar a assistência ao paciente psiquiátrico.
Item
Grupo de mulheres "Maria Bonita": fortalecendo vítimas de violência em um CAPS na Amazônia
(2018) MOTA, Josie Pereira da
O grupo de mulheres "Maria Bonita" acontece no CAPS Renascer em Belém-Pa., Amazônia, e tem como objetivo promover o fortalecimento emocional de mulheres vítimas de violência doméstica e que também são usuárias do serviço de saúde mental. O grupo é coordenado por uma psicóloga e conta atualmente com 10 usuárias. As estratégias utilizadas para alcançar os objetivos propostos são o favorecimento da expressão de sentimentos, idéias e afetos através de dinâmicas de grupos, da abordagem de temas diversos de interesses das mulheres e a realização de encaminhamentos para rede de acordo com as necessidades das usuárias. O grupo ocorre semanalmente, com a duração de 1h e 30 minutos. De acordo com as reflexões das usuárias que participam, da alta adesão percebida e das reflexões da profissional de saúde responsável, o Grupo de Mulheres "Maria Bonita" tem atingido seus objetivos e ajudado a promover saúde no sentido da integridade buscada pelo Sistema Único de Saúde.
Item
Pesquisa de satisfação do usuário do SUS e o estágio em psicologia no núcleo de qualidade e segurança do paciente
(2025) MOTA, Josie Pereira da; CUNHA, Katiane da Costa
Atualmente, as pesquisas de satisfação de usuários podem ser consideradas como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, proporcionando a estes maior autonomia na promoção de sua saúde. Definida sua obrigatoriedade nos Serviços Públicos pela lei 13.460 de 26 de Junho de 2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, as Pesquisas de Satisfação, se realizadas e utilizadas corretamente podem servir como um instrumento de auxílio a Gestão no sentido de gerar melhorias a partir da escuta ativa dos usuários do SUS, promovendo sua autonomia e atendendo a legislações como a Política Nacional de Humanização. Para o presente trabalho foi realizado um relato de experiência com objetivo de entender de que forma a entrada da psicologia no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital de Ensino da Amazônia referência em Cardiologia, Nefrologia em Psiquiatria e o estágio supervisionado em Psicologia, promoveram autonomia dos usuários do SUS por meio da realização das Pesquisas de Satisfação é um sucesso nos setores em que já foi implantada (todas as unidades de internação do hospital), obtendo resultados positivos quanto a média do índice de satisfação geral, que é de 92,42%, sendo que as áreas mais bem avaliadas são as áreas assistenciais, e os pontos apontados como necessidade de melhoria aspectos relacionados a estrutura física, como reformas nos banheiros e manutenção predial. Vale ressaltar que os resultados da pesquisa corroboraram a intenção da Alta Gestão de realizar obras no hospital a partir dos pontos destacados pelos sujeitos participantes da pesquisa. Quanto a inserção da psicologia e do estágio em psicologia no NQSP da FHCGV a Pesquisa de Satisfação é uma prova que o trabalho em equipe multidisciplinar pode favorecer a Cultura de Segurança e de Qualidade nas instituições hospitalares.
Item
Segurança do paciente no ensino de psiquiatria na Amazônia: revisão de escopo
(2025) MOTA, Josie Pereira da; CUNHA, Katiane da Costa
Este estudo objetivou analisar a influência dos protocolos de segurança do paciente no ensino nas residências em psiquiatria e saúde mental na Amazônia brasileira. Revisão de escopo com buscas nos repositórios de dados Biblioteca Virtual em Saúde, MEDLINE/PubMed e Google Acadêmico, por meio dos descritores: Protocolos, Segurança do paciente, Psiquiatria e Saúde Mental. Foram selecionados 20 artigos completos, gratuitos, que contemplaram o objetivo e questôes de pesquisa, publicados entre janeiro de 2019 e junho de 2025, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os critérios de exclusão foram artigos repetidos, publicações incompletas, pagos, outros tipos de documentos e estudo que não responderam às questões da pesquisa. Os resultados foram categorizados em : 1) Implementação de protocolos e ferramentas inovadoras; 2) Estudos de intervenção e suas eficácias; 3) Educação e segurança no ambiente psiquiátrico. Conclui-se que a integração de práticas como análise de falhas, listas de verificação, reuniões de segurança e estratégias educacionais, além do uso de tecnologias e protocolos específicos, tem se mostrado eficaz na redução de eventos adversos e no fortalecimento da cultura de segurança no ensino da psiquiatria.