Psiquiatria
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- ItemInter-consulta psiquiátrica em um hospital geral: a relação médico-paciente(2009) SENA, Luciane Farias; OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves deA relação médico-paciente é uma temática que hoje encontra um renovado interesse na produção científica, na formação e prática clínica com a aplicação de técnicas comunicacionais que podem proporcionar uma melhor qualidade na relação. Muitas vezes o médico psiquiatra será a ferramenta de intercâmbio principal entre médico assistente e paciente. Objetivos: Verificar e analisar os motivos das solicitações de avaliações psiquiátricas em um hospital geral, demonstrar o desfecho das inter-consultas psiquiátricas e fazer revisão da literatura no assunto. Material e Métodos: Este trabalho foi realizado individualmente através de meu estágio no módulo de Psicoterapia, no terceiro ano da Residência de Psiquiatria, no Hospital Universitário João de Barros Barreto - Belém - PA, os motivos das avaliações psiquiátricas foram colhidos através dos pedidos de solicitações dos médicos assistentes, num total de 20 pedidos, e inseridos no programa EXCEL para análise estatística. O diagnóstico psiquiátrico foi realizado através de uma entrevista clínica aberta, utilizando-se anamnese e exame mental, de acordo com os critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM - IV) e CID - 10. Resultados: dos 20 pedidos de inter-consulta, 75 % pedidos de solicitação foram por motivo de sintomas depressivos, 15% foram devidos a esclarecimentos diagnósticos sobre a doença orgânica do paciente à família e ao paciente, e 10% foram devidos a não aceitação do tratamento/negação (10%). 65% foram diagnosticados como reação aguda ao estresse e 35% preenchiam critério para depressão moderada, com sintomas físicos. Conclusão: a participação do psiquiatra no hospital geral traz benefícios evidentes para o paciente, para o próprio psiquiatra, para os médicos não psiquiatras e demais membros da equipe, levando ainda ao aperfeiçoamento do ensino médico e a ampliação de campos de pesquisa e diminuindo as fronteiras entre a psiquiatria e o resto da medicina.
- ItemPerfil dos pacientes com diagnóstico de depressão maior atendidos no ambulatório de psiquiatria da residência médica da FHCGV: período 01/03/05 a 01/09/06(2008) SILVA, Camila Costa; AVANCINI, Louize Ghidetti; C. Júnior, Marcos Superbo da S.; LEÃO, Paulo DelgadoDepressão é uma patologia classificada entre os transtornos de humor, apresentando alta e crescente prevalência na população geral. Dada a importância dessa patologia e a necessidade de seu correto diagnóstico e tratamento, o objetivo deste trabalho foi traçar o perfil dos pacientes diagnosticados com depressão maior unipolar, segundo o critério da CID-10, atendidos no ambulatório de psiquiatria da FHCGV. Foram avaliados longitudinal e retrospectivamente dados obtidos através da pesquisa em prontuários hospitalares de 158 pacientes atendidos no período de março de 2005 a setembro de 2006. Verificou-se que a depressão maior no ambulatório de psiquiatria da residência médica foi mais prevalente em mulheres, entre os 30 e 50 anos, casadas, com predominância de episódios moderados. O tratamento utilizado com maior frequência foi com tricíclicos, necessitando de troca em 34% dos pacientes, tendo como principal motivo o surgimento de efeitos colaterais. A maioria dos pacientes não realizou psicoterapia. Mais da metade dos pacientes abandonou o tratamento.
- ItemSíndrome de Burnout em profissionais de saúde mental em um hospital público de Belém-PA(2010) TRAJANO, Cínthia Taís do Socorro Baia; TEIXEIRA, Efrahim José de Vasconcelos; SOUZA, Rita de Cassia Farias; AVANCINI, Louize GhidettiA Síndrome de Burnout (SB) tem sido considerada um problema social de extrema relevância e vem sendo estudada em vários países. Burnout em profissionais da área da saúde é uma questão já consolidada em diferentes estudos e se constitui de três dimensões: Exaustão Emocional, caracterizada pelo sentimento de estar exausto em virtude das exigências do trabalho; Despersonalização, entendida como o desenvolvimento de uma atitude clínica e distanciada com relação ao paciente; e baixa Realização Profissional, caracterizada pela insatisfação com o trabalho. O estudo foi realizado com uma amostra de 71 profissionais de saúde mental da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. O instrumento respondido foi o Maslach Burnout Inventory - Human Service Survey (MBI-HSS,1986) adaptado para trabalhadores da área de saúde. Foi verificada a Síndrome de Burnout em 2,81% da amostra segundo critérios de Ramirez e 59,2% segundo Grunfeld. Ao se analisar cada uma destas dimensões separadamente, foi constatado 67,6% dos profissionais pesquisados com Exaustão Emocional em níveis Médio/Alto, 39,4% com Despersonalização em níveis similares e 45,07% com níveis de Realização Profissional Médio/Baixo.
- ItemTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo em um colégio da rede privada de ensino através da Escala de Conners(2011) MORAIS, Bruno Luz; NOGUEIRA, Fernando Mendes; VENCELAU, Janey MeloO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido objeto de inúmeras investigações no campo da psicopatologia infantil. O TDAH é, juntamente com o Transtorno Desafiador Opositivo e o Transtorno de Conduta, um dos três transtornos psiquiátricos mais comuns no dia-a-dia de profissionais que atendem crianças e adolescentes. O diagnóstico do TDAH é clínico, realizado através de entrevistas, observação clínica e avaliação cognitiva, complementadas com questionários e escalas de classificação direcionados a vários informantes, geralmente pais e professores. O objetivo do estudo foi determinar as relações existentes entre as avaliações que dão os pais e professores acerca das condutas das crianças através do questionário de Conners para pais e professores. Os alunos participantes foram selecionados de acordo com a disponibilidade da comunidade educativa. Do total de participante, 64% foram do sexo masculino, na faixa etária de 6 a 11 anos de idade (n= 7, 8, 3, 6, 6, 1) e da 1° a 5° série (n= 10, 2, 8,12, 1). Neste estudo, apesar de não terem sido observadas diferenças significativas entre as médias dos escores do fator hiperatividade nas avaliações dos professores e pais e segundo o sexo, percebe-se um tendência dos professores qualificarem mais a hiperatividade do que os pais e uma tendência dos indivíduos do sexo masculino apresentarem uma pontuação maior do fator hiperatividade do que o sexo feminino, as quais são observadas nos valores máximos das somas dos escores para os dois tipos de questionário. No entanto, são resultados limitados, estudos futuros são necessários, envolvendo uma população maior e com componente clínico.