Serviço Social
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- ItemServiço Social e atenção à saúde cardiovascular: intervenção profissional em serviço de urgência cardiológica da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna(2014) SANTOS, Cibele Vasco; BEZERRA, Vanja da CunhaO presente estudo objetiva compreender como se configura a intervenção profissional do assistente social em Serviço de Emergência Cardiológica da Fundação Hospital de Clinicas Gaspar Vianna. Para tal, busca caracterizar o perfil socioeconômico dos usuários internados no setor e identificar as ações cotidianas desenvolvidas pelo Serviço Social no atendimento a este público. De abordagem qualitativa, o estudo utiliza o método dialético de investigação e está estruturado a partir de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados documentais em campo. Evidencia em seus achados um perfil social por cardiopatas majoritariamente do sexo masculino, com faixa etária concentrada acima dos 60 anos, baixo grau de escolaridade e de renda, prevalecendo o diagnóstico de infarto agudo do Indica que as do Serviço Social são orientadas pelo projeto ético-político da profissão e pelos princípios e diretrizes do SUS e se concentram no atendimento direto aos usuários com conteúdo predominantemente assistencial/emergencial.
- ItemServiço social e formação profissional: a experiência no programa de residência multiprofissional em atenção à saúde cardiovascular da UEPA(2024) TELES, Hiasmin Rocha; CRUZ, Wilk CardosoO presente estudo aborda o processo de formação do serviço social no âmbito do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, através da experiência de egressos dos anos de 2012 até 2020. Tem por objetivo contribuir com a discussão do processo formativo desta modalidade em aspectos da formação pedagógica no campo da prática da/do assistente social na área da saúde. Será discutida em abordagem quanti-qualitativa por meio de estudo de caso, investigação bibliográfica e coleta de dados proposta por meio de formulário eletrônico para 9 egressos, com 10 (dez) perguntas abertas e fechadas. Tendo como enfoque o método dialético, com o intuito de realizar análise crítica dos dados coletados, abarcando as categorias da contradição, mediação e totalidade da realidade a ser estudada. Os resultados do estudo demonstram que 44,4% dos egressos avaliam que os cenários de prática da residência precisam melhorar, 66,7% que o processo formativo via preceptoria também precisa melhorar, 55,6% que a perspectiva pedagógica da residência se caracteriza como crítica/reflexiva, 66,7% que o eixo teórico precisa melhorar e houve diferentes opiniões sobre a tendência de projeto de saúde hegemônico na residência. Diante das contrarreformas, e projetos em disputa, na política de saúde, observa-se que os Programas de residência multiprofissional têm se ampliado, porém estas transformações impactam diretamente as propostas de formação e qualificação dos trabalhadores de saúde, na qual se propõe esta modalidade, e que embora o Programa de atenção à saúde cardiovascular esteja vinculado aos princípios que direcionam a formação para o SUS, há necessidade, além disso, de construir estratégias pedagógicas que possibilitem a contribuição e defesa do projeto de saúde vinculado aos princípios e valores da reforma sanitária.