Produção Científica de Servidores
URI Permanente desta comunidade
Serão depositados nesta comunidade a produção científica dos servidores da FHCGV
Navegar
Navegando Produção Científica de Servidores por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado(2014) MELO, Lígia Gizely dos Santos Chaves; OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de; VASCONCELOS-RAPOSO, JoséEste artigo analisa a Educação Física no processo de tratamento de doenças mentais, identificando as contribuições dessa prática profissional às terapias em saúde mental. Discute-se nesse estudo o papel da Educação Física enquanto atividade terapêutica auxiliar na diminuição da sintomatologia dessas doenças em função da aplicação de atividades físicas identificada em diversos estudos. Concluiu-se que a integração da Educação Física como ciência auxiliar à Psiquiatria tem se constituído um esforço interdisciplinar nos tratamentos de pacientes em sofrimento mental.
- ItemPrática e inserção do psicólogo em instituições hospitalares no Brasil: revisão da literatura(2016) REIS, José de Arimatéia Rodrigues; MACHADO, Melissa de Almeida Rodrigues; FERRARI, SolimarEncontra-se neste texto uma revisão crítica de literatura sobre a prática do psicólogo em hospitais no Brasil. Fez-se um mapeamento de artigos indexados na área de Psicologia, publicados em português em periódicos nacionais e internacionais entre 2009 e 2013, com autoria de psicólogos brasileiros. Foram encontrados dezesseis (16) artigos, divididos em três (03) categorias: I) Reflexões e estudos teórico-críticos. II) Pesquisas com profissionais psicólogos. III) Relatos de experiência e/ou sistematizações da prática hospitalar. Os resultados apontam uma área promissora de atuação do psicólogo não vista em outros países e em franca evolução, pela qualidade das publicações. Na abordagem dos temas em psicologia hospitalar, transparecem a renovação profissional em curso, com modelos mais dinâmicos unindo-se ao tradicional atendimento em leito no hospital, necessidades de ajustes da formação acadêmica na graduação e a exigência de sistematização das práticas psicológicas voltadas à atenção integral à saúde e à humanização do cuidado.
- ItemA clínica do trabalho e o desvelamento do traumático no trabalho bombeiro militar: fragmentos de um caso clínico(2017) BRITO, José Mário Barbosa de; OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro; PIMENTEL, Adelma do Socorro GonçalvesA psicodinâmica como pertencente ao âmbito das clínicas do trabalho consideram que há uma dialética entre prazer e sofrimento psíquico no trabalho, que requer ao pesquisador compreender a dinâmica intersubjetiva que marca as relações de homens e mulheres com a organização do trabalho. Com base em tal princípio, o presente trabalho refletiu sobre alguns aspectos da organização do trabalho de um bombeiro militar que provocam vivências de sofrimento psíquico. O estudo de caso e a escuta clínica baseados nos aportes da psicodinâmica do trabalho foram suportes do método usado para fazer desvelar os sentidos do trabalho para o trabalhador bombeiro militar. Os principais resultados estão relacionados a uma situação real de desamparo e traumática e o medo da morte diante dos riscos profissionais na divisão que atuava.
- ItemQualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da terapia ocupacional(2017) PINTO, Sônia Claudia Almeida; PONTES, Lívia MelloA doença renal crônica e a hemodiálise trazem ao paciente limitações, que afetam a qualidade de vida. O estudo objetivou descrever os resultados na qualidade de vida, após a intervenção terapêutica ocupacional com pacientes em hemodiálise em um setor de terapia renal substitutiva em Belém/PA e categorizar as atividades do programa de terapia ocupacional. O estudo é de tipo observacional, transversal, descritivo, analítico, tipo série de casos. Aplicou-se para avaliação da qualidade de vida o WHOQOL-Bref com 15 participantes e para guiar o plano terapêutico individual aplicou-se a lista de Identificação de Papéis Ocupacionais. O primeiro instrumento mensura a qualidade de vida em quatro domínios, o físico, o ambiental, o psicológico e o social. O segundo instrumento avalia o desempenho dos papéis ocupacionais ao longo do tempo. O WHOQOL-bref foi aplicado ao início e após as intervenções. Foi feita analise bioestatística por meio do software BioEstat versão 5.3. Como resultado observou-se aumento na auto avaliação da qualidade de vida de 7,2% no domínio ambiental, de 12,8% no social, de 10,1% no psicológico e de 12,5 no físico, destacando melhoras significativas em todos os domínios, demonstrando a importância da abordagem do Terapeuta ocupacional junto ao paciente em tratamento hemodialítico.
- ItemPrevalência da infecção pelo vírus HIV em pacientes com distúrbios psiquiátricos em serviço de referência em atenção a saúde mental, Belém-PA(2018) MACEDO, Angélica Rocha de; BICHARA, Cléa Nazaré CarneiroO desenvolvimento de transtornos psiquiátricos é mais frequente em pessoas vivendo com HIV/AIDS do que na população em geral. O transtorno psiquiátrico acarreta prejuízos tanto na adesão ao tratamento, quanto a maior exposição ao vírus HIV, além da alta carga estigmatizante que estas comorbidades carregam isoladas, que se potencializam quando combinadas. Este é um estudo descritivo, exploratório, transversal e retrospectivo, que teve como objetivos determinar a prevalência da infecção pelo vírus HIV/AIDS em pacientes com distúrbios psiquiátricos em serviço de referência em atenção a saúde mental, caracterizá-los sociodemograficamente, identificar seus principais diagnósticos psiquiátricos, elencar as principais comorbidades que os acometem, e elaborar nota técnica aos serviços da rede de assistência sobre os aspectos desses clientes. Os dados foram obtidos através de estudo em prontuários, dos pacientes internados no período de 2012 a 2014, selecionando-se de acordo com os critérios de inclusão e exclusão o "n" amostral de 7 prontuários. A prevalência foi de 0,8%, compatível com outras casuísticas mundiais e superiores às estimativas nacionais para a população adulta que é de 0,6%. A amostra foi composta majoritariamente por mulheres, na faixa etária que varia dos 31 a 40 anos, solteiras, com primeiro grau incompleto, e renda que variou entre um e dois salários, procedentes da região metropolitana de Belém-PA, que vivem com seus familiares e sem companheiros, de cor preta e parda, e religião evangélica, transtorno psiquiátrico mais evidente foi o transtorno bipolar e a comorbidade mais encontrada foi o uso abusivo de drogas, viabilizando-se elaboração de nota técnica a respeito de seus aspectos, O estudo reforça a importância de medidas sobre determinantes sociais e do potencial da Rede de Atenção Psicossocial como espaço de educação e debate das demandas inerentes à essa clientela para o fortalecimento dessas pessoas enquanto protagonistas.
- ItemSentimentos de mulheres em sofrimento psíquico grave acerca de suas vivências sexuais(2018) PAES, Mayra da Silva; LINS, Cristina Bastos AlvesConhecer os sentimentos relacionados à vivência da sexualidade em mulheres no processo de sofrimento psíquico grave. Procedimentos: Foram realizados grupos de rodas de conversas, e seus resultados foram analisados levando-se em consideração o discurso emergente nas falas das mulheres por meio dos significados que as participantes e/ou pesquisadora atribuíram aos fatos. Conclusões: As formas de subjetivação acerca da sexualidade interferem no modo como as mulheres participantes do estudo a vivenciam, provocando os mais diversos sentimentos contraditórios.
- ItemA epidemiologia da Doença de Chagas Aguda nos municípios de Abaetetuba, Belém e Breves no Estado do Pará(2019) VILHENA, Andrezza Ozela; LIMA, Patrícia Danielle Lima deA doença de Chagas ainda é uma importante infecção parasitária na América Latina, sendo classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma das doenças negligenciadas. A região da Amazônia brasileira é considerada endêmica para a doença de Chagas Aguda, com emergência de casos isolados, assim como, surtos em forma de microepidemias familiares, e com elevada frequência em áreas urbanas. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil clínico-epidemiológico e a distribuição geográfica da doença de Chagas aguda e dos batedores artesanais de açaí, nos municípios de Abaetetuba, Belém e Breves, no Estado do Pará, Brasil. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com desenho de estudo descritivo-ecológico, de uma série histórica dos anos de 2007 a 2015, com dados secundários do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, das Secretarias Municipais de Saúde. Dos 696 casos confirmados a maioria acometida estava na faixa etária de 30 a 59 anos nos municípios de Abaetetuba (35,89%) e Belém (53,71%), e de 0 a14 anos de idade (32,73%) em Breves. O gênero masculino foi mais prevalente, com os parasitados tendo baixa formação escolar em dois municípios (Abaetetuba e Breves). A quase totalidade dos casos (573/696=82,33%) foi infectada por via oral. A febre e a astenia foram os principais sintomas. A curva epidêmica de sazonalidade foi marcante entre os meses de agosto a novembro. A incidência foi mais expressiva no município de Breves que apresentou duas grandes ondas epidêmicas, em 2009 (27,98/100.000 hab) e 2015 (63,38/100.000hab). As taxas de incidência da doença foram maiores para alguns setores censitários do município de Belém e de Abaetetuba. A análise espacial, através do estimador de densidade de Kernel, apontou que no município de Belém, os setores censitários de maior densidade de casos estavam localizados nos Bairros do Jurunas, do Bengui e do Parque Verde. Em Abaetetuba foram os setores censitários do bairro da Aviação, enquanto que em Breves a maior densidade ocorreu no setor censitário de número 11. Nos três municípios, nas áreas de maior densidade de casos também foi observado grande número de batedores artesanais de açaí. O perfil clínico-epidemiológico e a sazonalidade não diferiram de pesquisas anteriores realizadas com casuística da Amazônia brasileira, entretanto a tendência da incidência da doença aponta o município de Breves com tendência crescente. Esses resultados corroboram para a identificação do perfil epidemiológico vigente que devem ser considerado na formulação de políticas públicas voltadas para o controle da doença que está a exigir uma nova atitude nas atividades de vigilância da saúde.
- ItemCorrelation between neck circumference and anthropometric indices in students(2020) PIRES FILHO, Júlio Alves; MELO, Ligia Gizely dos Santos ChavesO presente trabalho teve como objetivo analisar correlação entre a circunferência do pescoço, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e percentagem de gordura de crianças matriculadas no ensino fundamental de uma escola em Belém/PA, Brasil. Metodologia aplicada na pesquisa é de cunho quantitativo, descritivo e transversal, tendo como o nível de confiança estatístico amostral de 95%. O presente estudo foi realizado com uma amostragem de 100 escolares, 56 meninos e 44 meninas, com uma faixa etária de 8 a 10 anos de idade, cursando o 4º ano do ensino fundamental, da Escola Federal de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros, no período de fevereiro a março de 2019, em Belém/PA, Brasil. Seus responsáveis assinaram termos de consentimento livre esclarecido (TCLE). Para o tratamento estatístico, utilizou-se o software Bioestat 5.0, realizando Correlações de Pearson entre as circunferências do pescoço (CP) e o IMC, peso corporal (PC), percentagem de gordura (G%) e a circunferência da cintura (CC) dos escolares. Como resultados, houve uma forte correlação entre a CPe o PC (r= 0,7, p<0,0001), moderadas correlações entre CPe o IMC (r= 0,63, p<0,0001), CPe CC (r= 0,69, p<0,0001) e CP e a %G (r= 0,55, p<0,0001). Logo, observouse que a circunferência do pescoço tem possibilidade de ser um novo marcador biométrico, para avaliação do crescimento de crianças, por apresentar moderadas a altas correlações com parâmetros ratificados cientificamente, na diagnose de desnutrição ou sobrepeso de crianças e adolescentes, pelos profissionais da saúde.
- ItemImplantação de um protocolo ambulatorial de acompanhamento, orientação e terapia nutricional a portadores do HIV-1(2021) GUTERRES, Aldair da SilvaDistúrbios nutricionais podem manifestar-se aguda ou cronicamente na infecção pelo HIV-1 e são bastante significantes por contribuir para a morbidade e mortalidade. O presente livro teve como objetivo propor a implantação de um protocolo de acompanhamento e orientação nutricional aos portadores do HIV 1/AIDS, atendidos no SAE/HUJBB/UFPA, Estado do Pará, Brasil. A amostra foi constituída por 212 portadores do HIV-1 que foram atendidos em três consultas consecutivas, no período de 2012 a 2013. De acordo com o grupo examinado, a epidemia do HIV-1 continua ocorrendo em maior proporção em pessoas do sexo masculino (58 %) e na faixa etária entre 30 e 40 anos (31 %). A avaliação do estado nutricional através do Índice de Massa Corpórea (IMC) apresentou prevalência de eutrofia na população estudada nas três consultas, porém, quando usada a Prega Cutânea Triciptal (PCT) houve predomínio de desnutrição. Quando usada a Circunferência Braquial (CB) houve mudança de desnutrição na primeira e segunda consulta para eutrofia na terceira consulta. O Percentual de Gordura Corporal (%GC) na primeira e segunda consulta foi classificado como acima da média e na terceira como risco de obesidade. Houve predominância de contagem de Linfócitos T CD4+ (LTCD4+) maior que 350 células/mm3 de sangue nas três consultas e a maioria apresentou reversão de carga viral (CV) plasmática do HIV-1 de muito alta para indetectável. Houve associação significativa entre o estado nutricional pelo IMC e o imunológico no grupo estudado. Na 1ª, 2ª e 3ª consultas consecutivas a maioria dos indivíduos (n=124, 122 e 126) estava eutrófica pelo IMC e destes 44 %, 52 % e 56 % respectivamente, com contagem de LTCD4+ maior que 350 células/mm3. Entretanto, a avaliação do estado nutricional pela PCT, mostrou que a maioria ficou classificada em desnutrição nas três consultas e com LTCD4+ alto (47 %, 54 % e 54 %) respectivamente. Houve associação significativa entre o estado nutricional medido pelo IMC e a CV quando a maioria (n=156 e 150) ficou classificada com eutrofia e CV indetectável na 2ª e 3ª consulta. Desta forma, o seguimento de um protocolo de acompanhamento e orientação nutricional aos portadores de HIV-1 ou com AIDS nos serviços de atendimentos especializados (SAE), é de fundamental importância para a vigilância nutricional e otimização da terapia com o uso de suplementação nutricional com a finalidade de prevenir a desnutrição e melhorar o estado nutricional e imunológico destes indivíduos.
- ItemOnlay versus rives-stoppa techniques in the treatment of incisional hernias(2023) ALMEIDA, Claudio Claudino AlvesIn the surgical correction of large incisional hernias, the use of a prosthesis is essential in most cases regardless of the technique chosen. The preference is for the polypropylene prosthesis. AIMS: To compare the onlay and Rives-Stoppa techniques in the correction of incisional hernias, their immediate results, complications, advantages, and disadvantages. METHODS: Two groups of patients with incisional hernias were analyzed, submitted to the onlay (19 patients) and Rives-Stoppa (17 patients) techniques, and that used polypropylene prostheses. General epidemiological variables, perioperative data variables, and postoperative complications were assessed. RESULTS: The patients’ epidemiologic profile was similar between both groups. The majority were women (58.4%), with a mean age of 65.5 years and a previous mean body mass index of 41.5 kg/m². The Rives-Stoppa technique was employed in most patients (52.7%). Those submitted to the onlay technique had longer abdominal drainage time and longer hospital stay, as well as a higher incidence of seromas and surgical wound infection. CONCLUSIONS: The incisional herniorrhaphy technique with the placement of a pre-peritoneal polypropylene mesh by the Rives-Stoppa technique was superior to the onlay due to lower rates of drain use, hospital stay, and postoperative complications.
- ItemCuidado nutricional para pessoas com transtornos mentais(2024) GUTERRES, Aldair da SilvaA ideia de escrever este livro voltado para a nutrição na saúde mental, nasceu da dificuldade de encontrar na literatura esse tipo de conteúdo, que fizesse a referência direta entre os aspectos nutricionais e as doenças mentais. O enfoque da relação entre o estado nutricional e a manifestação das doenças mentais, mostra que é necessário o acompanhamento e o diagnóstico nutricional a fim de melhorar a conduta a ser implementada na restauração da performance de saúde e qualidade de vida. A interação droga-nutriente é importante para determinar os ajustes que devem ser realizados na alimentação a fim de minimizar as perdas nutricionais e possíveis déficits na ingestão alimentar. Por fim, a fitoterapia foi abordada de forma a esclarecer que os fitoterápicos podem dar uma importante contribuição no tratamento das doenças mentais.